Proposta de ocupação sustentável é apresentada como solução para revitalizar Centro Histórico de Cuiabá
Projeto visa integrar diferentes esferas públicas e privadas para atrair investidores, empresários e população
A proposta de ocupação sustentável do Centro Histórico de Cuiabá foi apresentada como uma das soluções para a revitalização da região, que possui inúmeros casarões fechados e grande parte está com a estrutura comprometida. A apresentação foi feita pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) nesta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Elaborado pelo Instituto Teotônio Vilela, o projeto visa integrar diferentes esferas públicas e privadas para atrair investidores, empresários e população.
“Hoje existem inúmeros imóveis abandonados no Centro Histórico, propriedades que precisam de reformas. Por outro lado, tem empresários, universidades, interessados em ocupar esses espaços. Mas para isso é preciso que haja contrapartida do governo, da prefeitura e da própria Assembleia para garantir que haverá segurança e infraestrutura para que o público frequente o espaço”, explicou o presidente do Instituto, Carlos Antônio Borges.
De acordo com o deputado Carlos Avallone, o objetivo é mostrar que existe uma proposta para recuperar o centro da capital. Ainda conforme o parlamentar, existe lei aprovada para redução de impostos para empresas que se instalam na região para conseguirem construir ou reformar os casarões.
Segundo Avallone, a Assembleia Legislativa poderá atuar no suporte legal ao projeto com a aprovação de leis que viabilizem a ocupação, no suporte na execução das políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua e na fiscalização dos trabalhos que serão realizados.
Entre as propostas presentes estão realizar audiências públicas, criar uma subprefeitura, executar obras de infraestrutura de mobilidade, saneamento e de iluminação pública, além de instalar bases de segurança e placas de identificação.
Comments