Projeto 'Multiculturas' reúne artistas brasileiros e imigrantes para apresentação musical
A mostra foi idealizado pela violista Yndira G Villarroel e selecionado pelo edital Viver Cultura, da Secel-MT
A segunda edição do projeto MultiCulturas acontecerá neste domingo (17), às 16h, no Centro de Pastoral para Migrantes, no Bairro Carumbé. A mostra reúne em apresentações musicais, artistas brasileiros de diversas regiões do país e imigrantes que vivem em Cuiabá.
Selecionado no edital Viver Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto é idealizado pela violinista Yndira G Villarroel, que também é imigrante, e aposta na potência da diversidade cultural na capital mato-grossense.
Segundo a musicista, o público vai ser contemplado com uma seleção musical que, além de repertório com músicas brasileiras, apresenta coletâneas dos países de origem dos imigrantes conectados ao projeto.
“São muitos gêneros, estilos, ritmos e suingues. O público fará uma imersão sonora por vários lugares, aprendendo um pouco sobre a cultura desses artistas e podendo apreciar ainda, um repertório especial de música brasileira”, conta.
Yndira destaca ainda que a comunidade imigrante está crescendo e que a arte é uma ferramenta que tem poder de agregar. “É importante dar visibilidade aos imigrantes que trazem consigo uma bagagem cultural muito grande, tanto profissional quanto cultural. A música é um instrumento de integração”.
O repertório de música brasileira ficará a cargo de Alaécio Martins (MG), Estela Ceregatti (MT), Alex Teixeira (SP), Samuel Barros (CE) e Sidnei Duarte (MT). Já os músicos imigrantes são Akane Iizuka (Japão), Herminio Nhantumbo (Moçambique), Malaquias Lopes (Guiné-Bissau), Frantzno Saint Victor (Haiti) e a própria Yndira, representando a Venezuela. O músico Jhon Stuart a apoia nos arranjos e produção musical.
A primeira mostra do MultiCulturas passou pelo espaço cultural Feitiço da Lua, em Cuiabá. As ações irão contemplar ainda, no dia 17 de outubro, estudantes do período noturno da Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, incluindo a realização de uma palestra sobre imigração.
Todas as ações do projeto contam com a presença de intérpretes de libras, e, antes de executar cada música, os imigrantes contam um pouco sobre seus países de origem e sua história. O encerramento ocorre no dia 31 de outubro, a partir das 19h com uma apresentação ampliada, na Praça Oito de Abril, também na capital.
(Informações da assessoria)
Komentarze