top of page
Redação

Projeto de Lei que determina manifestações artísticas do Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial é aprovado pela Câmara

Após a aprovação, o PL aguarda para ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro

Robinson Cireia (PT) / Foto: Julia Rodrigues

Com 15 votos na segunda votação, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei (PL) n.º 179/2024, que determina todas as manifestações artísticas da cultura do Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial, nesta terça-feira (19). Após a aprovação, o PL aguarda para ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.


De autoria do vereador Robinson Cireia (PT), a lei destaca as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, assim como os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais associados ao movimento.


Além disso, o projeto entende que o Poder Público Municipal deve promover ações governamentais que fomentem e preservem o Hip Hop.


Em exemplificação, Cireia citou as batalhas de rimas realizadas semanalmente em diferentes pontos da capital mato-grossense.


“Dessa maneira e considerando a importância do hip hop como manifestação cultural que engloba música, dança, grafite e poesia, que contribui para a construção da identidade cultural da cidade e de toda sociedade, justifica-se a presente propositura para assegurar sua preservação como patrimônio imaterial do Município de Cuiabá”, dispõe trecho do PL.


Dia Municipal da Batalha de Rima e Hip Hop


A lei, que instituiu o "Dia Municipal da Batalha de Rima" e o "Dia Municipal do Hip-Hop" como o dia 12 de novembro, foi sancionada e homologada em novembro de 2023. Na ocasião, o projeto de lei foi criado pelo vereador Robinson Cireia (PT).





5 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page