top of page
Redação

Professora de teatro lança livro “Versos de uma Preta” em Primavera do Leste

Obra foi contemplada no Edital de Literatura da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, da Secel

Foto: Arquivo Pessoal

A atriz e professora de teatro Edilene Rodriguez lança o primeiro livro da carreira neste domingo (27), às 16h30, na Biblioteca do Lago, em Primavera do Leste. Intitulada “Versos de uma Preta”, a obra reúne odes às mulheres e as inúmeras histórias que foram caminho, afeto e possibilidades no processo de escrita desde os 14 anos de Edilene.


O livro foi contemplado no Edital de Literatura da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na categoria Publicação Literária para o público adulto.


“Versos de uma Preta” tem ilustrações feitas pela multiartista Alice Anayumi. Para Edilene, a escrita deste livro perpassou um processo de cura interna, que contou com ajuda das mãos de muitas mulheres, que a sustentaram e foram abrigo no momento mais difícil da vida, a perda da mãe.


“A vocês, mulheres irreparáveis — tias, primas, amigas, colegas de trabalho, artistas — que foram responsáveis por essa reimaginação das minhas experiências como mulher negra, de um feminismo como prática de transformação, de uma construção das minhas subjetividades como caminho para a empatia, a força, o transcender, o reimaginar dias possíveis e um futuro em que mais mulheres negras, latinas, periféricas possam publicar suas ensinagens, seus conhecimentos e afetos pelo prisma das suas potencialidades, pelo prisma da força do coletivo”, comentou a autora.


O evento de lançamento é aberto ao público e o livro será vendido no local por R$ 40.


Sobre a autora


Edilene Rodriguez é mato-grossense de coração. Nasceu em 3 de maio de 1994, em Grão-Mongol, Minas Gerais. Aos dois anos, mudou-se para Primavera do Leste com a família.


Conheceu a literatura na escola Mauro Weis. Na biblioteca, devorava os livros de terror, de suspense e as literaturas para a infância. Aos 11 anos, integrou o grupo Teatro Faces, se tornando co-fundadora. Edilene começou a escrever dramaturgias e poemas de forma despretensiosa aos 12 anos.


Recebeu o prêmio Pretas Potências na categoria Artes da Cena em 2023 pelo Instituto Preta Hub e pelo Ministério da Cultura. É atualmente doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT), é mestra em Teatro pela UDESC, graduada em Letras — Português — Inglês pela Unicesumar, possui licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília com intercâmbio em Fine Arts and Movies pela Universidade de Tampere — Finlândia.




11 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Festival de Blues

15 de novembro de 2024

Artigos
bottom of page