top of page
Redação

Produtora de audiovisual premiada realiza palestra com exibição de filmes

O evento ocorre nesta quarta-feira (03), a partir das 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Foto: Assessoria

Produtora de audiovisual premiada, Gautier Lee desembarca em Cuiabá para apresentar a palestra "Da Academia ao Empreendedorismo: Navegando pela Trajetória Universitária até o Mercado Audiovisual”. O evento ocorre nesta quarta-feira (03), a partir das 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


O bate-papo é um mergulho na jornada inspiradora da roteirista e diretora queer negra. A atividade segue a exibição de duas obras da artista: o primeiro curta-metragem autoral 'Desvirtude' (2021) e o álbum visual de Pâmela Amaro 'Samba às Avessas' (2022).


O evento compõe a programação expandida da 23ª MAUAL - Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, em parceria com a 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso e apoio do Sebrae-MT.


Segundo a professora Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da 23ª Maual, a atividade é “uma oportunidade única para estudantes, profissionais e entusiastas do audiovisual se conectarem, aprenderem e se inspirarem com a história de quem transformou sonhos em realidade”.


Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo https://www.sympla.com.br/evento/bate-papo-com-os-crias-audiovisual/2519802.

 

Conheça Gautier Lee


Gautier Lee é uma das fundadoras do Macumba Lab, coletivo de profissionais do audiovisual negro no Rio Grande do Sul. Hoje, seu currículo leva projetos de diferentes serviços de streaming, com destaque para a série teen “De Volta aos 15”, protagonizada por Maisa Silva e Camila Queiroz. Além da Netflix, a realizadora também tem colaborações com as plataformas Amazon, Globoplay e Comedy Central.


Os filmes


Duas obras de Gautier Lee serão exibidas na quarta-feira (03), no Teatro da UFMT. 'Desvirtude’ (2021) conta a história de Kenia, uma menina negra estudante de Jornalismo que, após sofrer um episódio de racismo na universidade, tem de lidar com repercussões e retaliações de seu caso. Dirigido por Gautier Lee, o curta foi o grande vencedor do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas na 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, com a conquista dos troféus de melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor montagem.


Enquanto, 'Samba às Avessas (2022)' é um álbum visual da atriz, cantora e compositora porto-alegrense Pâmela Amaro. Dirigido por Gautier Lee, a obra audiovisual aborda as histórias presentes em oito das 12 canções do álbum Samba às Avessas. O samba, prática social de resistência, herança da diáspora africana que constitui a cultura brasileira, tradicionalmente presente também no Rio Grande do Sul, é apresentado a partir de memórias, afetos e valores afro-civilizatórios como matriarcalidade, ancestralidade e oralidade.


Mostras de audiovisual


A palestra e a exibição dos filmes de Gautier Lee compõem a programação expandida da 23ª MAUAL - Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, realizada pelo Cineclube Coxiponés da UFMT, de 09 a 13 de outubro, no Teatro Universitário, com o tema “Descaminhos do Centro”.


A atividade antecede a 7ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso, do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, que ocorre no mesmo local, entre os dias 04 e 06 de julho, com o tema “Territórios e Territorialidades: disputa de narrativas”.

2 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page