top of page
Redação

Prefeito de Chapada dos Guimarães destacou a importância da Secel no Festival de Inverno

Atualizado: 22 de ago. de 2023

“O apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa foi fundamental para o sucesso do Festival de Inverno"

Prefeito Osmar Froner / Foto: Secel

Durante a prestação de contas da 36ª edição do Festival de Inverno, nesta quarta-feira (09), o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner destacou a importância do apoio do Governo do Estado na realização do evento, que contou com os recursos liberados pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Secel).


Reconhecido como um dos maiores festivais de músicas do mundo, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães reuniu mais de 250 mil pessoas, com recorde de 42,2 espectadores em um único dia. Durante 13 dias, de final de julho a início de agosto, a população teve acesso gratuito a shows regionais e nacionais, atividades culturais e de aventura, praça de alimentação e muita diversão.

“O apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa foi fundamental para o sucesso do Festival de Inverno, assim como o acompanhamento da Secel, porque nós precisamos desse aporte financeiro e de suporte técnico e de fiscalização. O Governo Mauro Mendes foi fundamental para o sucesso do evento, que é feito por várias mãos e a mão mais forte é a do Governo de Mato Grosso”, afirmou o prefeito. A programação contou com os mais variados estilos musicais, como sertanejo, gospel, MPB, pagode e rock. Entre as 15 atrações nacionais estiveram nomes consagrados da música brasileira, como Padre Fábio de Melo, Jota Quest, Bruno e Marrone, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, Ana Carolina, Péricles e Bárbara Labres. O evento também foi vitrine para os artistas locais e regionais, que se apresentaram nos palcos do festival. Foram mais de 68 atratividades de MT, incluindo cantores, bandas, DJs, grupos folclóricos, orquestras, humoristas, grupos de teatro e atores. Nos espaços culturais outras 24 atividades possibilitaram o acesso a oficinas, filmes e exposições artísticas. Também foram oferecidos passeios gratuitos a destinos turísticos de Chapada dos Guimarães, que fomentaram o turismo ecológico. Ainda tiveram atividades de aventura, como o 2º Festival de Balonismo, com mais de 40 voos e o 1º Festival de Paraquedismo, atividade que ainda permitiu voos gratuitos a pessoas com deficiência (PcD). De acordo com Froner, o sucesso do evento permitiu um aumento perceptível da atividade econômica no município, como a taxa de 100% de ocupação na rede hoteleira. “O retorno envolve hotelaria, comércio, material de construção, mercado imobiliário, todo o tipo de serviços, que movimenta a economia e gera renda e bem-estar para a população”. Para o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o investimento público é essencial para garantir uma programação cultural e de lazer gratuita e de qualidade ao público. “O Festival de Inverno é um dos mais importantes eventos culturais de Mato Grosso, que traz muitos benefícios ao município de Chapada e à toda a região. Além de propiciarmos o acesso gratuito a uma diversificada programação cultural, ajudamos a movimentar toda a cadeia turística e a economia local como um todo. Faz parte da missão da gestão pública fomentar tudo isso”, destaca Jefferson.


Por Luana Ignacio / Olhar Cultura

(Com informações da assessoria)

3 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Festival de Blues

15 de novembro de 2024

Artigos
bottom of page