Pacha Ana lança livro com década de poesias repletas de sentimento e religiosidade
“Filha do Vento” reúne poemas sobre amor, autocuidado, dor, sofrimento e reinvenções com as ilustrações da artista plástica Paty Wolff
Cantora e compositora mato-grossense, Pacha Ana lançou o livro “Filha do Vento”, nesta quarta-feira (08). A obra intimista retrata 10 anos de sentimentos e religiosidade da artista, com uma escrita repleta de amor, autocuidado, dor, sofrimento e reinvenções.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Cultura, Pacha ressaltou que a ideia surgiu de documentar todas as poesias escritas ao longo da década. Ela também relembrou que tentou publicar o livro em outras oportunidades, porém não conseguiu.
“Me sinto muito feliz com a publicação porque é o ano em que estou completando 30 anos e estou mudando para uma casa, que comprei com esforço do meu trabalho na arte. Está sendo um ano de vários significados fortes, com encerramentos e inícios de ciclos. Além disso, eu sentia que a publicação de um livro era um projeto muito distante de mim, sempre achei que não fosse para mim.”, destacou a artista.
Pacha explicou que o nome da obra remete a reinvenção e ao fato de estar sempre em movimento, assim como a Orixá Oyá, do Candomblé, religião da artista.
O livro reúne ilustrações da artista plástica Paty Wolff, o texto de orelha da Cacau Guimarães, a direção de arte do Ahgave e a publicado pela editora Litteralux. Para a autora de “Filha do Vento”, o apoio dos amigos foi essencial para a produção literária.
“Conheci Paty após ela me desenhar em uma parede de uma escola pública em Cuiabá, quando vi o desenho, eu pirei. Chamei ela para ilustrar, principalmente por conta dos poemas de dor e cura. Ela é uma artista completa, com uma sensibilidade muito grande e uma arte muito tocante. Achei que tinha tudo a ver com o livro”, disse Pacha.
A compra de “Filha do Vento” pode ser realizada diretamente com a artista por meio das redes sociais.
O livro conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura — Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá.
Conheça Pacha Ana: https://www.olharcultura.com.br/artistas/pacha-ana
Instagram: https://www.instagram.com/pachaana/
Spotify:
Por Luana Ignacio / Olhar Cultura
Comentários