top of page
Redação

Lançamento da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina ocorre este mês

Atualizado: 10 de mai.

A MAUAL é a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente de Mato Grosso

Foto: André Gorayeb

Com entrada gratuita, o lançamento da 23ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) será realizada no dia 15 de maio, às 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. O evento é organizado por Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) e Cineclube Coxiponés UFMT.


A MAUAL é a principal janela para a produção audiovisual de curta duração universitária e independente de Mato Grosso.


Em 2024, o tema do evento é "Descaminhos do centro", inspirado nos "Caminhos de Peabiru", antigas rotas que cruzavam a América do Sul conectando diferentes regiões, utilizadas pelos povos originários antes da chegada dos colonizadores europeus.


O nome "Peabiru" deriva do termo tupi-guarani “Peya Beyu” que significa “caminho gramado amassado” ou "caminho das montanhas".


“Um tema que nos desafia a repensar nossas relações com o território, desconfinar horizontes e experimentar outras vivências e realidades, revelando a potência da produção audiovisual feita fora dos grandes centros", explica a supervisora do Cineclube Coxiponés, Letícia Capanema.


O evento conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT).


Exibição de filmes 


Durante o lançamento da 23ª Maual, serão exibidos cinco curtas-metragens mato-grossenses premiados na edição anterior da mostra competitiva. São eles: "Bixas Pretas: Entre o amor e os afetos", de Diego Cavalcante, melhor curta universitário pelo júri popular; "O marinheiro perdido na ilha de pedra", de Lima Pereira, melhor curta brasileiro universitário experimental pelo júri oficial; "Pinjawuli: o veneno me alcançou", de Bih Kezo, melhor curta brasileiro independente experimental; "Itinerário de Cicatrizes", de Glória Albues, melhor curta mato-grossense; e "Entrelaços", de Sophia Cardoso, melhor curta curtíssimo.


12 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page