top of page
Redação

Grupo de Siriri É Bem Mato Grosso estreia espetáculo em Comodoro

Gratuito e com classificação livre, o evento ocorre às 17h30, no salão paroquial da Igreja Católica

Foto: Juliano Cunha

O grupo cultural É Bem Mato Grosso estreia o espetáculo “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal”, neste sábado (19), na cidade de Comodoro. Gratuito e com classificação livre, o evento ocorre às 17h30, no salão paroquial da Igreja Católica, durante mostra pedagógica municipal.


Na quarta-feira (23), a apresentação ocorrerá no município berço do grupo, Sapezal, no Colégio Hexágono, às 18h.


No novo espetáculo, a dança e o canto do siriri encenam a biodiversidade do Pantanal mato-grossense por meio das figuras alegóricas de alguns de seus principais bichos: a ema, o tuiuiú e o boi pantaneiro. Há referência ainda à lenda do Minhocão.

 

Também conhecido como Tucura, o boi pantaneiro é altamente adaptado às condições do bioma. Já o tuiuiú é considerado a ave símbolo do Pantanal. A ema, mesmo sem capacidade de voar, usa suas grandes asas para se equilibrar enquanto corre. O Minhocão é uma lenda sobre uma cobra gigante que vive nas profundezas do Rio Cuiabá. O animal fantástico consegue virar barcos e levantar ondas para destruir os barrancos.

 

Dançarina do grupo É Bem Mato Grosso, Malu Mendes comentou sobre a expectativa para a estreia. “Recentemente começamos o novo projeto, com novas temáticas e novos animais da cultura mato-grossense. Estou muito ansiosa para começar a utilizar eles e também o novo figurino. O grupo está, finalmente, tomando a forma que a gente sempre sonhou”.

 

O dançarino Vitor, também aluno do grupo, reforçou as características do novo trabalho. “Nossa ansiedade para a montagem do espetáculo é grande. A música tem um ritmo mais rápido, mais alegre e contagiante. É um prazer enorme representar a cultura mato-grossense”.

 

É Bem Mato Grosso foi fundado em 2015, em Sapezal, por Edson Garcia da Silva e Lucinete Cogo. Tornou-se uma associação em 2017. Atualmente, a entidade sem fins lucrativos atende aproximadamente 65 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos, provenientes de escolas públicas do município.

 

Atualmente, o grupo recebe o apoio da Prefeitura de Sapezal, que disponibiliza o espaço da Escola Municipal Stephano Locks, no bairro Cidezal 2, para realização das aulas e ensaios.  

 

O espetáculo “Sapezal, cantando e dançando o Pantanal” conta com o patrocínio da Bom Futuro, através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal — Brasil, União e Reconstrução.

 

A apresentação passará ainda pelos municípios de Campos de Júlio e Campo Novo do Parecis. As datas serão divulgadas no Instagram do grupo É Bem Mato Grosso.

 

Ficha técnica

 

Diretor Artístico: Edson Garcia

Gestão e prestação de contas: Cult Assessoria e Projetos Culturais

Designer: Flávia Ferraro

Figurino e alegorias: Edi Produções Artísticas e Culturais

Equipe Acessibilidade: Veruska de Lima, Elisandra Keit Dias e Claudileusa dos Santos Borges de Jesus, consultora em audiodescrição e pessoa com deficiência visual.

129 visualizações0 comentário

Comentários


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Festival de Blues

15 de novembro de 2024

Artigos
bottom of page