Estreia da nova temporada de “Conversas ao pé do cajueiro” conta com presença do secretário da Secel, Jefferson Neves
A série busca receber artesãos, pescadores, redeiras, ceramistas e outros atores culturais para compreensão dos impactos que os problemas ambientais têm em suas produções
A Casa de Cultura Silva Freire estreia nesta quarta-feira (28), às 17h, a nova temporada da série “Conversas ao pé do cajueiro”. Transmitido pelo canal do Youtube da instituição, o episódio de abertura terá presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves.
Mediados pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral, os encontros contam com a participação de convidados especiais para debater sobre as interferências da crise climática no âmbito da cultura e a perda dos elementos que torna singular os modos de ser e habitar a cidade de Cuiabá.
“Conversas ao pé do cajueiro” tem como proposta receber e ouvir artesãos, pescadores, redeiras, ceramistas e outros atores culturais que compõem as cuiabanias para compreensão dos impactos que os problemas ambientais têm em suas produções e modos de vida. A série receberá também pesquisadores, urbanistas, geógrafos, artistas e outros atores que compõem os tecidos culturais atuais.
“Ao longo dos episódios nossos convidados vão dialogar a partir da obra de Silva Freire e das questões levantadas pelo escritor nas décadas de 1970 a 1990 acerca da separação entre natureza e cultura, conversar sobre a crise climática e os diferentes modos de afetar as cuiabanias enquanto forma de vida que respeita a singularidade da cidade” adianta Larissa Silva Freire, diretora da Casa Silva Freire.
Durante a temporada serão debatidos, entre outros temas, o modernismo/modernidade, Intensivismo, arte, literatura, memória cultural e patrimônio histórico material e imaterial para pensarmos o espaço urbano na contemporaneidade e o pertencimento cultural a partir das transformações urbanas experimentadas em Mato Grosso desde a metade do XX.
“Trata-se fazer interconexões entre a filosofia, arte e ciência e outros saberes e as questões ambientais”, explica Valderez, que receberá também pesquisadores, urbanistas, geógrafos, artistas e outros atores que compõem os tecidos cultuais atuais para discutir os impactos da crise climática em Cuiabá e no estado de Mato Grosso.
Realização da Casa de Cultura Silva Freire através do Núcleo de Ambiências do Pensamento, o programa Conversas ao pé do cajueiro é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A Casa Silva Freire
Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.
Kommentare