top of page
Redação

Estreia da nova temporada de “Conversas ao pé do cajueiro” conta com presença do secretário da Secel, Jefferson Neves

A série busca receber artesãos, pescadores, redeiras, ceramistas e outros atores culturais para compreensão dos impactos que os problemas ambientais têm em suas produções

Foto: Assessoria

A Casa de Cultura Silva Freire estreia nesta quarta-feira (28), às 17h, a nova temporada da série “Conversas ao pé do cajueiro”. Transmitido pelo canal do Youtube da instituição, o episódio de abertura terá presença do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves.


Mediados pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral, os encontros contam com a participação de convidados especiais para debater sobre as interferências da crise climática no âmbito da cultura e a perda dos elementos que torna singular os modos de ser e habitar a cidade de Cuiabá.


“Conversas ao pé do cajueiro” tem como proposta receber e ouvir artesãos, pescadores, redeiras, ceramistas e outros atores culturais que compõem as cuiabanias para compreensão dos impactos que os problemas ambientais têm em suas produções e modos de vida. A série receberá também pesquisadores, urbanistas, geógrafos, artistas e outros atores que compõem os tecidos culturais atuais.


“Ao longo dos episódios nossos convidados vão dialogar a partir da obra de Silva Freire e das questões levantadas pelo escritor nas décadas de 1970 a 1990 acerca da separação entre natureza e cultura, conversar sobre a crise climática e os diferentes modos de afetar as cuiabanias enquanto forma de vida que respeita a singularidade da cidade” adianta Larissa Silva Freire, diretora da Casa Silva Freire.

 

Durante a temporada serão debatidos, entre outros temas, o modernismo/modernidade, Intensivismo, arte, literatura, memória cultural e patrimônio histórico material e imaterial para pensarmos o espaço urbano na contemporaneidade e o pertencimento cultural a partir das transformações urbanas experimentadas em Mato Grosso desde a metade do XX.

 

“Trata-se fazer interconexões entre a filosofia, arte e ciência e outros saberes e as questões ambientais”, explica Valderez, que receberá também pesquisadores, urbanistas, geógrafos, artistas e outros atores que compõem os tecidos cultuais atuais para discutir os impactos da crise climática em Cuiabá e no estado de Mato Grosso.

 

Realização da Casa de Cultura Silva Freire através do Núcleo de Ambiências do Pensamento, o programa Conversas ao pé do cajueiro é apoiado pela Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

A Casa Silva Freire

 

Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.



5 visualizações0 comentário

Kommentare


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page