Dois empreendedores criativos representam MT no evento "Diálogos Amazônicos"
Atualizado: 22 de ago. de 2023
Gisele Bido e Bruno Pitarello destacam a importância do auxilio da Secel em apoiar a aceleração de negócios criativos
Gisele Bido e Bruno Pitarello foram selecionados em editais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e representaram os empreendedores criativos de Mato Grosso no evento "Diálogos Amazônicos", realizado em Belém (PA) durante esta semana.
A empreendedora de Terra Nova do Norte (650 km de Cuiabá), Gisele Bido, participou da 'Feira de Exposição de Produtos de Sociobiodiversidade'. Idealizadora do projeto ArtGi, especializado na produção de artigos em madeira e engajado na sustentabilidade, ela reforçou a importância do Governo de Mato Grosso apoiar a aceleração de negócios criativos.
“O apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foi um divisor de águas para o meu empreendimento. Antes a gente não sabia como mostrar o nosso trabalho para a sociedade e nós não possuíamos instalações e as máquinas adequadas para trabalhar, mas o impulso que a Secel nos deu, com capacitações e recursos, através do edital Move-MT, foi como um foguete. Assim conseguimos deslanchar e dar o up para o nosso negócio. Sem a Secel eu não seria a ArtGi e não estaria vivendo a experiência de expor meu trabalho aqui”, destacou Gisele, ressaltando que o intuito de seu projeto é visar a preservação do meio ambiente, o reflorestamento e o aproveitamento da matéria prima.
O Bruno Pitarello, de Alta Floresta (790 km), estava à frente do 'Ponto AgroEcológico Dente-de-Leão', um espaço que promove turismo de experiência a baixo custo por meio de estruturas de um hostel ecológico. “Eu não imaginava a possibilidade de ter a Secel apoiando esse tipo de ação ligada ao meio ambiente, mas eles estão enxergando o potencial de iniciativas como essa, que visa a sustentabilidade dos biomas locais”.
O espaço de Bruno é pensado e construído com os princípios da permacultura e da agroecologia, em um contexto comunitário de agricultura familiar, que tem como estratégia a conservação a floresta. O Pitarello ainda pontou que a iniciativa da Secel auxilia a estruturar o trabalho, além de aliar a geração de renda e a preservação ambiental.
O secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, esteve com os mato-grossenses na capital paraense e ressaltou a importância de manter o acompanhamento dessas empresas, comprovando os investimentos do Governo do Estado em políticas públicas pautadas no desenvolvimento sustentável através de economias críticas e verdes.
“Nesse importante território de debate e construção de políticas públicas para a preservação e sustentabilidade, Mato Grosso apresenta dois importantes exemplos de projetos sustentáveis. São iniciativas que contam com o fomento do Governo e que mostram nosso potencial para o Brasil e o mundo”, destacou Jan.
Por Luana Ignacio / Olhar Cultura
Comentários