Documentário que registra a história da Comunidade Bocaina e da Festa de São Sebastião começa a ser gravado em Santo Antônio de Leverger
Gravações começaram no sábado (25), durante a celebração da Festa de São Sebastião, acompanhando os devotos da comunidade e responsáveis pelo festejo
As gravações do documentário “Fé e Identidade da Comunidade de Bocaina” começaram no sábado (25), mesmo dia em que a programação da tradicional festa de São Sebastião teve início na Comunidade de Bocaina, distrito de Santo Antônio de Leverger (MT). A produção se propõe a retratar o festejo, que tem duração de três dias e é realizado anualmente há cerca de seis décadas, por meio das memórias, contos e músicas compartilhados pelos moradores mais antigos.
Projeto realizado com o apoio da SECEL/MT, Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. O documentário busca explorar como a sabedoria oral dos idosos mantém vivos os laços com o passado, enquanto constrói perspectivas para o futuro, explica a idealizadora do projeto, Thamara Luiza.
“O documentário é um braço da minha dissertação de mestrado ‘A Festa de São Sebastião na Comunidade de Bocaina: Dimensões da Identidade e da Memória'. Durante as próximas semanas, haverá a gravação dos depoimentos com figuras locais e anciãos.
De acordo com Thamara, o documentário é uma forma de registrar o Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da Cultura Mato-Grossense, em especial da baixada cuiabana.
A obra tece um panorama sobre o papel essencial da fé e da coletividade na formação da identidade dos habitantes da região, destacando como a religiosidade conecta as pessoas em uma rede de pertencimento e resistência cultural. As vidas da idealizadora do documentário e dos anciãos responsáveis pela Festa de São Sebastião também se cruzam.
“Essa festa faz parte da devoção de Pai Dão e Mãe Rita, nossos antepassados, meus tataravós. A devoção é de Mãe Rita. Ela fez a promessa para São Sebastião livrar os bichos e a plantação das pestes, porque São Sebastião é o padroeiro dos animais e da natureza, livrando de doenças, protegendo, trazendo a cura. Por essa razão os devotos da região louvam e fazem promessas a ele até hoje. Mãe Rita iniciou a promessa e a Comunidade achou por bem continuar, assim se segue”.
Entre os personagens que dão vida ao filme estão Dona Diva, uma das chefes da cozinha; Oreste Castelo, capelão que explica a simbologia do mastro, da reza e do cururu; Maria do Carmo, presidente da Associação dos Devotos de São Sebastião (ADESSCOB); Ana Rosa, responsável pela equipe de liturgia; e Creonice, conhecida como a “primeira-dama”, que é dona do bar da comunidade e voz do Hino de São Sebastião. Suas histórias compõem um retrato autêntico da força e do amor pela comunidade e pela realização da festa.
O documentário adota um tom poético para capturar a essência da vida coletiva em Bocaina e sua relação com a religiosidade, destacando como a festa molda as identidades individuais e comunitárias.
“Fé e Identidade da Comunidade de Bocaina é uma homenagem à memória afetiva e política da região, além de um convite para refletir sobre a riqueza do patrimônio cultural mato-grossense”, reforça Thamara.
Para acompanhar a Comunidade de Bocaina, basta acessar o Instagram: @bocainamt
Com assessoria*
Comments