top of page

Documentário que registra a história da Comunidade Bocaina e da Festa de São Sebastião começa a ser gravado em Santo Antônio de Leverger

Redação

Gravações começaram no sábado (25), durante a celebração da Festa de São Sebastião, acompanhando os devotos da comunidade e responsáveis pelo festejo

Divulgação
Divulgação

As gravações do documentário “Fé e Identidade da Comunidade de Bocaina” começaram no sábado (25), mesmo dia em que a programação da tradicional festa de São Sebastião teve início na Comunidade de Bocaina, distrito de Santo Antônio de Leverger (MT). A produção se propõe a retratar o festejo, que tem duração de três dias e é realizado anualmente há cerca de seis décadas, por meio das memórias, contos e músicas compartilhados pelos moradores mais antigos.


Projeto realizado com o apoio da SECEL/MT, Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. O documentário busca explorar como a sabedoria oral dos idosos mantém vivos os laços com o passado, enquanto constrói perspectivas para o futuro, explica a idealizadora do projeto, Thamara Luiza.


“O documentário é um braço da minha dissertação de mestrado ‘A Festa de São Sebastião na Comunidade de Bocaina: Dimensões da Identidade e da Memória'. Durante as próximas semanas, haverá a gravação dos depoimentos com figuras locais e anciãos.


De acordo com Thamara, o documentário é uma forma de registrar o Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da Cultura Mato-Grossense, em especial da baixada cuiabana.


A obra tece um panorama sobre o papel essencial da fé e da coletividade na formação da identidade dos habitantes da região, destacando como a religiosidade conecta as pessoas em uma rede de pertencimento e resistência cultural. As vidas da idealizadora do documentário e dos anciãos responsáveis pela Festa de São Sebastião também se cruzam.


“Essa festa faz parte da devoção de Pai Dão e Mãe Rita, nossos antepassados, meus tataravós. A devoção é de Mãe Rita. Ela fez a promessa para São Sebastião livrar os bichos e a plantação das pestes, porque São Sebastião é o padroeiro dos animais e da natureza, livrando de doenças, protegendo, trazendo a cura. Por essa razão os devotos da região louvam e fazem promessas a ele até hoje. Mãe Rita iniciou a promessa e a Comunidade achou por bem continuar, assim se segue”.


Entre os personagens que dão vida ao filme estão Dona Diva, uma das chefes da cozinha; Oreste Castelo, capelão que explica a simbologia do mastro, da reza e do cururu; Maria do Carmo, presidente da Associação dos Devotos de São Sebastião (ADESSCOB); Ana Rosa, responsável pela equipe de liturgia; e Creonice, conhecida como a “primeira-dama”, que é dona do bar da comunidade e voz do Hino de São Sebastião. Suas histórias compõem um retrato autêntico da força e do amor pela comunidade e pela realização da festa.


O documentário adota um tom poético para capturar a essência da vida coletiva em Bocaina e sua relação com a religiosidade, destacando como a festa molda as identidades individuais e comunitárias.


“Fé e Identidade da Comunidade de Bocaina é uma homenagem à memória afetiva e política da região, além de um convite para refletir sobre a riqueza do patrimônio cultural mato-grossense”, reforça Thamara.

Divulgação assessoria
Divulgação assessoria

Para acompanhar a Comunidade de Bocaina, basta acessar o Instagram: @bocainamt


Com assessoria*

4 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

MC Ryan

22 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page