top of page
Redação

Coral da UFMT realiza apresentação em Campo Verde

Atualizado: 21 de out.

O concerto de “Do sagrado ao profano” acontece a partir das 19h30 no auditório da Igreja São Cristóvão

Foto: Divulgação

O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza no dia 26 de outubro, domingo, um concerto na cidade de Campo Verde. A apresentação de “Do sagrado ao profano” acontece a partir das 19h30 no auditório da Igreja São Cristóvão.  


Segundo a maestra Dorit Kolling, a expectativa é que o público goste e aprenda a ouvir um repertório que não estão normalmente acostumados e que eles gostem desse tipo de música que não estão acostumados a ouvir. “As músicas e composições são bem interessantes, é um passeio pela cultura musical e coral muito grande. A gente canta em inglês, em latim, em português e em italiano. É levando músicas do mundo e da história do canto coral e da música de concerto para o público de Campo Verde”, afirma a maestra Dorit Kolling.


Ainda segundo a maestra, o repertório de “Do sagrado ao profano” foi pensado para apresentar músicas que tenham sido escritas para coro, coro e piano ou coro e orquestra. “Neste concerto, vamos fazer uma redução para piano. É um repertório erudito para coro com canções profanas, no caso que não tenham textos sacros, e do sagrado, que são peças sacras”, conta. 


A seleção diversificada abrange desde a música sacra, com trechos da “Missa Festiva”, de John Leavitt e “O Messias”, de Handel, as icônicas, como “Canções Brasileiras”, de Villa-Lobos e árias de óperas e duetos emocionantes, incluindo o vibrante Brindisi, da famosa ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi.


No palco, 50 talentosos coralistas, sob a direção artística da maestra Dorit Kolling contarão com o apoio de Thiago de Freitas, como pianista convidado e os renomados solistas Luísa Vogt (soprano), André Vilani (tenor) e Talles Matos (baixo), servidores efetivos da UFMT. O evento contará, também, com a participação dos corais “Vozes do Saber” e “Coral Sonhos”, regidos pelo maestro Bruno Parreira, trazendo arranjos da Música Popular Brasileira.


Relação com Campo Verde


A maestra conta que essa não é a primeira apresentação do Coral em Campo Verde. “Ano passado fomos a um encontro de corais e agora voltamos para fazer um concerto solo e com isso levar o nome da universidade para todos os cantos do estado, do Brasil e do exterior, como já foi feito. Em 2018, fomos para o Panamá e representamos Mato Grosso e Brasil em um encontro de Corais”, relembra.


Dorit Kolling explica que desde muito tempo o Coral tem no seu objetivo levar a música coral e o nome da UFMT não só para os palcos do Teatro, mas também para as cidades do interior. “No momento que tem uma cidade com uma escola de música pública, um projeto social importantíssimo na cidade, e esse projeto é valorizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Cultura, Lazer e esporte, esse convite cai muito bem”, aponta.


Outro ponto destacado pela maestra é a parceria com o Instituto Germinando Sonhos, de Campo Verde, presidido por André Régis, egresso do curso de música da UFMT e ex-coralista. “Agora ele está cumprindo seu papel de cidadão levando a música e o ensino da música e os concertos à cidade. É importante mostrar o papel da universidade e do coral na formação dos alunos que, quando saem, demonstram essa qualidade do ensino e se tornam profissionais que continuam a fazer a diferença nos seus lugares que nasceram ou optaram por viver e/ou resolveram ficar”, pontua.


O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Verde, em parceria com a Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte, Instituto Germinando Sons, Coral da UFMT e Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

0 visualização0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Festival de Blues

15 de novembro de 2024

Artigos
bottom of page