top of page
Redação

Com representantes afro-brasileiros, exposição de arte será aberta na próxima terça

A mostra apresentará obras de arte e produtos que expressem a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta de Mato Grosso

Galeria de Artes Lava Pés fica localizada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer

Com entrada gratuita, a ‘Exposição Ananse – Arte: Futuro Ancestral’ será aberta na terça-feira (10), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra apresentará obras de arte e produtos que expressem a ancestralidade, tradições e manifestações culturais da população preta de Mato Grosso. Além disso, terá participação de artistas mato-grossenses.


Entre os artistas e representantes afro-brasileiros confirmados estão Adriano Mestre Jaguar, Alice Anayumi, Bethânia Veloso, Daniel Danboo, Henrique Magalhães, Luciene Carvalho, Paty Wolf, Sálvio Junior, Sol Ferreira, Ton dos Santos, Victor Melo, Vulgo Presto e start up social Anjos da Lata. A mostra tem curadoria de Rodrigo Zaiden.


A exibição ficará aberta até o dia 9 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Durante esse período, o público poderá conferir obras de artes e produtos de diferentes segmentos culturais, como música, dança, literatura, gastronomia, moda, artes plásticas, capoeira e outras.


A mostra ainda conta com ações educativas, voltadas ao diálogo sobre a influência da cultura negra para a cultura brasileira


Ananse, que inspira o nome da exposição, tem diferentes representações na cultura africana, uma delas é a de uma aranha que significa sabedoria e se tornou a dona de todas as histórias.


A exposição é mais um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Afroempreendedorismo de Mato Grosso (Báyò), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e busca fomentar e valorizar os negócios criativos conduzidos por pessoas pretas e pardas no Estado.


“O Báyò é uma celebração da diversidade, da ancestralidade e da criatividade. E esta exposição é mais uma atividade desse programa, com foco em promover a produção artística de representantes da nossa cultura afro-brasileira”, destacou a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel, Keiko Okamura.


(Com informações da assessoria)

2 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page