top of page
Redação

Com apoio da Secel, videoclipes de artistas mato-grossenses são disponibilizados ao público; conheça

Dentre os audiovisuais disponíveis estão os das bandas Calorosa e O Mormaço Severino, e também da multiartista A Luisa Lamar

Foto: Divulgação

O edital Audiovisual, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está fomentando a produção de videoclipes em Mato Grosso. Mais três trabalhos viabilizados com recursos da seleção pública estão disponíveis ao público, ajudando a potencializar a divulgação de artistas da música mato-grossense.


Conheça:

Malemá Tentiano – banda Calorosa

Foto: Ju Queiroz

A música Malemá Tentiano dá origem ao clipe e é um dos destaques nos shows da banda Calorosa, quinteto formado por mato-grossenses que mescla ritmos tradicionais como cururu, lambadão e rasqueado ao reggae e eletrônico. O vídeo narra de forma cômica o cotidiano de um jovem apaixonado, ou emocionado, como se diz aos que se apegam facilmente. Além disso, a produção traz elementos simbólicos da cultura, como linguajar, arquitetura e gastronomia cuiabanos.

A faixa musical “Malemá Tentiano” faz parte do EP “Pacu e Pequi” (2021) que contempla outras duas faixas musicais “Lambari (ou Peia do Coxiponé)” e “Manifesto Calorista”. O videoclipe está disponível no canal de YouTube Calorosa.


Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro – O Mormaço Severino

Foto: Lucas Santos

Filmado em Cáceres, o videoclipe da canção ‘Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro’, da banda mato-grossense O Mormaço Severino está disponível no YouTube.

A produção dialoga com vivências reais dos integrantes do grupo e apresenta uma alegoria dos contrastes entre os sonhos e a realidade de artistas invisibilizados nas periferias do Brasil. O enredo acompanha o Dia do Palhaço, representação de um artista e trabalhador do comércio da Avenida Sete de Setembro, na cidade de Cáceres, à espera do horário do pôr do sol que anuncia o fim da labuta. Enquanto a arte imita a vida no enredo, a banda O Mormaço Severino aparece em cena durante toda narrativa audiovisual.


A canção ‘Eu quero ver o pôr do sol da Sete de Setembro’ integra o álbum 'Cântico das ruas estreitas', que também foi viabilizado pela Secel e estreou nas plataformas digitais em 2021.


Treme - A Luisa Lamar

Foto: Divulgação

O videoclipe apresenta a música Treme da multiartista A Luisa Lamar, que foi gravada em parceria com Sharamandaya Kess. A faixa musical foi lançada anteriormente no EP 'iWISSu' (2022), primeiro EP de estúdio lançado por uma pessoa trans em Mato Grosso. Ao ritmo do reggaeton, a produção narra o empoderamento feminino em um contexto de violência contra a mulher e relações tóxicas. O prédio histórico do Palácio da Instrução, no centro da capital, foi uma das locações do audiovisual.


O clipe pode ser conferido no canal de YouTube A Luisa Lamar.


O Edital Audiovisual


A seleção pública da Secel contou com R$ 3 milhões de investimento para fomentar o setor audiovisual de Mato Grosso. Também chamada de Cine Motion, o edital financiou a produção de 34 projetos, divididos nas categorias videoclipe, videodança, videoarte, e curta-metragem, essa última abrangendo ficção, documentário e animação.

Na categoria videoclipe foram selecionadas oito produções audiovisuais, sendo três de Cuiabá e as demais de municípios do interior do Estado, dentre as quais Rosário Oeste, Rondonópolis e Tangará da Serra. “O audiovisual é um setor que movimenta a economia, pois gera emprego e renda para uma grande cadeia produtiva, além de apresentar a força da nossa cultura. Com os videoclipes, o investimento do Estado cumpre ainda o papel determinante de fortalecer a divulgação da música mato-grossense. Por tudo isso, ficamos muito felizes com os resultados desse edital que concretiza projetos maravilhosos por todo o Estado”, destacou o secretário adjunto da Secel, Jan Moura.


7 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

MC Ryan

22 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page