top of page
Redação

Cavalhada de Poconé pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso

A ideia é reconhecer a festa como uma manifestação religiosa e cultural do povo pantaneiro.

Foto: Ronaldo Mazza

A Cavalhada de Poconé poderá se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso. O Projeto de Lei (PL) 1562/2023 é de autoria do deputado Júlio Campos. A ideia é reconhecer a festa como uma manifestação religiosa e cultural do povo pantaneiro.

O PL 1562/2023 recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante a 26ª reunião ordinária, realizada na tarde desta terça-feira (10).

“É explicito o sentimento de pertencimento do povo poconeano à cultura local, assim como a relação que as pessoas desenvolvem com esse evento cultural, que abrange a compreensão do passado, presente e futuro, de modo que a memória coletiva e individual é revivida e respeitada, assumindo a relação que estabelece entre as pessoas, a sociedade e a herança cultural que recebem e que projetam no futuro”, justifica o autor do projeto.

O deputado Diego Guimarães (Republicanos), relator do projeto, defendeu a declaração do evento por fazer parte da cultura e de uma manifestação religiosa do povo pantaneiro. “A Cavalhada é uma legítima manifestação artística e religiosa do que é ser pantaneiro. Nada mais justo do que reconhecer e tornar isso um patrimônio do povo mato-grossense”.

De acordo com o Guimarães, ao reconhecer o evento como Patrimônio Cultural Imaterial, o acesso do evento a recursos para o financiamento se torna mais fácil. “Ao se tornar patrimônio, é possível destinar mais recursos para manter e até melhorar a estrutura. A Arena da Cavalhada, por exemplo, é uma demanda antiga e que poderia ampliar ainda mais o alcance do evento”, concluiu.

9 visualizações0 comentário

Comments


Galeria de Vídeos
!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Fábio Rabin

25 de janeiro de 2025

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page