top of page

Casa Silva Freire entra no metaverso com exposição feita por crianças durante oficinas

Redação

De pinturas a esculturas, as obras refletem a singularidade do olhar das crianças para o Centro Histórico e para o patrimônio material e imaterial de Cuiabá

Foto: Reprodução

A mostra “Por dentro dos corações cuiabanos” está disponível para visitas na plataforma do metaverso Spatil, onde é possível passear pelo espaço e interagir com os outros visitantes. Anteriormente, as peças feitas por crianças estavam expostas na sede da Casa Silva Freire.


Atividade do projeto “Educação Patrimonial com crianças: formação de agentes culturais”, a mostra reúne obras de arte feitas por crianças entre 5 e 11 anos de idade. A proposta teve como fio condutor a metodologia participativa, potencializando a vivência autoral, a partir de uma narrativa encorajadora aberta a infinitas possibilidades: o que tem dentro dos corações cuiabanos?


De pinturas a esculturas, as respostas refletiram a singularidade do olhar das crianças para o Centro Histórico e para o patrimônio material e imaterial de Cuiabá. A casa da avó, o manguezal, o calor cuiabano e todos os principais símbolos cuiabanos apresentados foram capturados e apropriados na construção de novas narrativas. 

Coordenadora do Núcleo, Daniela Freire ressalta a importância do projeto frente ao diálogo intergeracional e das subjetividades de adultos e crianças, que valorizam a sobreposição das camadas envolvendo diferentes produções artísticas e o tensionamento da tradição e da novidade.


“Eis o desafio assumido pelo projeto: ampliar ao máximo o nível de participação das pessoas, adultos e crianças envolvidas; incentivar o diálogo intergeracional  e trabalhar a relação entre tradição e novidade, memória social, lembranças pessoais  e ato criativo”, destaca. 

O projeto é uma realização da Casa Silva Freire, por meio do Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via edital Viver Cultural.


A exposição pode ser visitada através do link ou pelo App do Spatial que pode ser baixado gratuitamente nos dispositivos móveis. 


(texto da assessoria)

 

3 visualizações0 comentário

Comentários


Galeria de Vídeos
Galeria de Fotos
Galeria de Artistas
Agenda Cultural

Dilsinho

21 de fevereiro de 2025

MC Ryan

22 de fevereiro de 2025

Gusttavo Lima

22 de março de 2025

Artigos
bottom of page