top of page

Vida & Arte

Eduardo Butakka

00:00 / 01:04

Cuiabano de chapa e cruz, Eduardo Butakka é humorista, ator, diretor e empreendedor cultural. Ainda quando criança, ouvia o pai contar piadas e tentava memorizar o máximo delas para repetir, o que o levou a ser o contador de piadas da família pouco tempo depois.

Para ajudar um amigo a participar de um festival de teatro que mobilizava toda a escola, Eduardo entrou ‘de gaiato’ e só foi perceber ao estar completamente envolvido no roteiro, direção e produção da peça.

O espetáculo escolar recebeu grande destaque e venceu algumas premiações. Após a apresentação, Buttaka tomou gosto pelas artes cênicas e não parou de produzir peças.

Com afinidade no humor e no teatro, o cuiabano agita os cartazes da capital com espetáculos como “Se perguntarem, não fui eu!”, “Segredos de Liquidificador”, “Loucos de Amor”, que também foi apresentado em São Paulo.

Eduardo também é conhecido no audiovisual, sendo vencedor de premiações na Índia e Estados Unidos. Entre suas produções mais conhecidas nas artes visuais, está o curta-metragem multipremiado “Celeste”.

O artista foi o primeiro mato-grossense a ser selecionado para a maior competição de humor da televisão brasileira, o Prêmio Multishow de Humor (2017). Em 2018, foi destaque nacional ao ser convidado por Ana Maria Braga para ser repórter especial do programa “Mais Você” com a personagem Penélope.

Para suas criações, Butakka costuma se inspirar nas dores e sabores de viver. As personagens Penélope e Geisa são exemplos disso. Representando a espontaneidade das pessoas, Penélope era uma imitação de uma professora de escola e que, anos depois, o ator levou para os palcos.

Geisa, por sua vez, foi criada por meio da própria experiência como professor, além de trazer consigo a memória de diversas professoras que conheceu. A personagem conta com um jeito despojado e apaixonado de falar dos cuiabanos.

Além de suas vivências, o humorista também é influenciado por artistas como Chico Anysio, Chaplin, Casseta e Planeta, Sai de Baixo, Chaves, Liu Arruda, irmãos Wayans, além do programa “Comédia MTV”.

Eduardo utiliza a arte para entreter e levar reflexões para as pessoas. É vivendo nesse paradoxo, que ele tem a liberdade para criar espetáculos sobre o que acredita.

bottom of page